PESQUISE NA WEB

domingo, 28 de agosto de 2011

Gdansk 08 - Polônia








Gdansk 07 - Polônia








Gdansk 06 - Polônia








Gdansk 05 - Polônia








Gdansk 04 - Polônia








Gdansk 03 - Polônia








Gdansk 02 - Polônia








Gdansk 01 - Polônia









Gdansk é uma cidade da Polônia, na província de Pomerânia. Localiza-se na foz do Vístula. Tem cerca de 460 mil habitantes. Designou-se Danzig durante a dominação germânica entre 1793 e 1945. Gdansk está inserida no núcleo de Trójmiasto (Três Cidades), área urbana de mais de um milhão de habitantes que também abrange Gdynia e Sopot.

Fundada no século X esta cidade era uma importante fortificação, porto de pesca e centro do comércio do âmbar e de ofícios. Desde então, em épocas diferentes, foi controlada pelos Polacos, pelos Cavaleiros Teutónicos e pelos Alemães. A ocupação do corredor de Danzig (nome alemão de Gdansk) pelos nazistas originou a Segunda Guerra Mundial, em 1939.

As igrejas góticas, o Grande Moinho do século XIV, uma câmara municipal renascentista e os museus de História de Gdansk, Nacional, Arqueológico, Etnográfico e de Arte Moderna são as principais referências históricas e culturais da cidade, assim como a sua planta medieval e o seu centro histórico.

Foi em Gdansk, no Estaleiro Naval de Lenine, que nasceu em 1980 o único sindicato independente da antiga Europa de Leste socialista, o Solidariedade.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gda%C5%84sk

sábado, 13 de agosto de 2011

Tijuana 04 - México






Tijuana 03 - México








Tijuana 02 - México








Tijuana 01 - México









Tijuana é a maior cidade do estado mexicano de Baja California, e a sexta do México. Situada na Fronteira Estados Unidos-México, Tijuana é a cidade mais ocidental do país e da América Latina, como cidade de fronteira, ela sofre de um certo número de questões de desenvolvimento como criminalidade e principalmente a falta de alguns serviços municipais. Apesar disso, ainda exibe vitalidade econômica significativa, sendo o maior centro regional dominante no noroeste mexicano.

É conhecida como esquina do México ou porta do México e seu lema é "Aquí empieza la patria" (em português: Aqui começa a pátria). Sua região metropolitana é a 21ª das Américas e a maior região metropolitana transnacional mexicana com 1.751.302 (censo 31 de maio de 2010). O município possui população de 1.559.714 habitantes (censo 31 de maio de 2010) e a extensão territorial de 879 km².

Se diz que o nome se originou de um rancho de uma "Tia Juana", mas não existe nenhum registro do rancho nos arquivos históricos de Baja California. Alguns historiadores não originários da cidade dizem que o nome provém da língua yumana, antiga língua falada na região, a qual provém diversas raízes como "Tiguana", "Tiuana", "Tegüana", "Tiwana", "Tijuan", "Ticuan", "Tijuana". Alguns outros pensam que a palavra "Tijuana" e suas derivações significam junto ao mar. Outros dizem que o nome provém de outro lugar localizado no sul da península. Outra teoria, muito menos conhecida do que as outras, é a de que os primeiros habitantes indígenas chamavam o Cerro Colorado (uma das colinas mais altas e de tom avermelhado a luz do sol) Tijuan o Ticuan que significa Tartaruga Recostada, mas não há provas suficientes para esta.

Em 29 de janeiro de 2007, a cidade ganhou o posto de arquidiocese metropolitana. A cidade esta aumentando rapidamente, causa da migração do sul do México para os Estados Unidos, já que a cidade está no país de origem dos migrantes e ao mesmo tempo ao lado de uma grande potência. Isso levou a cidade a crescer para o sul e leste, o que leva à união das cidades de Tijuana, Rosarito, Tecate e San Diego.

A violência é comum em todas as partes do México, incluindo Tijuana. Em 2009, o Presidente da República declarou que o crime organizado em Tijuana caiu 78% comparando outubro de 2008 com março de 2009.

O Rio Tijuana, o principal rio da região, é um limite natural entre o México e os Estados Unidos, consiste de duas redes de drenagem que se ligam dentro da área urbana de Tijuana.

O Rio Tijuana e a represa Abelardo L. Rodriguez.O principal afluente do rio Tijuana é chamado de Arroyo de las Palmas, que desemboca na represa Abelardo L. Rodriguez. O Rio desagua no Oceano Pacífico com foz em estuário, onde o esgoto da cidade é uma das principais fontes de contaminação e, por vezes, causando o fechamento da praia devido aos altos níveis de poluentes.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tijuana