PESQUISE NA WEB

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ilhavo 03 - Portugal







Ilhavo 02 - Portugal







Ilhavo 01 - Portugal









Ílhavo é uma cidade e sede de concelho portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga, com aproximadamente 17 000 habitantes.

A cidade de Ílhavo é sede de um município com 75,05 km² de área e 41 271 habitantes (2008), subdividido em 4 freguesias. O município é dividido em três por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.

O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 9 de Agosto de 1990.

A cidade é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre. O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o Farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra fazem parte da freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado integram a freguesia da Gafanha da Encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ilhavo, confeccionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. O Pão de Vale de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.

Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo. Igualmente oriundos das localidades vizinhas foram muitos dos pescadores.

Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Maritímo de Ílhavo, que para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. O navio faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dlhavo

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bahía Blanca 04 - Argentina





Bahía Blanca 03 - Argentina




Bahía Blanca 02 - Argentina







Bahía Blanca 01 - Argentina









Bahía Blanca é uma cidade da Argentina, na província de Buenos Aires, distante 650 km da Capital Federal. Foi fundada em 11 de abril de 1828. O nome Bahia Blanca tem origem da brancura dos salitres costeiros.

É a cidade urbana mais importante do sul argentino e importantíssimo complexo portuário, sendo o porto de grãos mais importante do país.

Sua população é de 274.509 habitantes (2001).

Cidade tipicamente industrial. Abriga muitas indústrias químicas, dentre elas, uma refinária da petroquímica, Petrobrás e a planta da companhia mundial, DOW QUÍMICA, construída com recursos e incentivos do governo da Argentina e, por isso, constituída como uma empresa argentina, que leva o nome de PPB Polisur.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bah%C3%ADa_Blanca