sábado, 8 de março de 2014

Ouro Branco - 01 - MG - Brasil




Ouro Branco é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil. A cidade de Ouro Branco ocupava a 1° posição no ranking das melhores cidades do estado de Minas Gerais . De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2009 sua população era estimada em 35.475 habitantes. Área territorial de 261 km².
Atraídos pela existência de ouro, em fins do século XVII, ex-integrantes da bandeira de Borba Gato desbravaram a região da atual Ouro Branco. O bandeirante Miguel Garcia, lá encontrou ouro que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como "ouro branco". Em 16 de fevereiro de 1724, durante o governo de dom Lourenço de Almeida, o arraial foi elevado à categoria de freguesia colativa, sendo considerada uma das povoações mais antigas de Minas Gerais. A construção da igreja matriz de Santo Antônio de Ouro Branco data de 1717, tendo sido, provavelmente, concluída em 1779. A diferença de 62 anos é justificável, visto que as obras em igrejas de certa importância, nos tempos coloniais, duravam anos.
Ouro Branco foi distrito de Ouro Preto, tornando-se município em 1953. A cidade ainda guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia também são do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a Casa de Tiradentes, situada à margem direita da Estrada Real. Houve vários ciclos econômicos em Ouro Branco, que iniciaram com o ciclo do ouro, depois, o ciclo da uva, posteriormente, o ciclo da batata, e atualmente, a atividade preponderante é a industrial, que iniciou-se com a instalação da então empresa estatal Aço Minas Gerais S.A.. em 1976, atual Gerdau Açominas S.A, que inaugurou o ciclo do aço. A Serra do Ouro Branco tem uma área aproximada de 1.614 hectares e está localizada no município de Ouro Branco. É uma elevação abrupta, formada por um paredão com cerca de 20 km de extensão a sudeste, que delimita um planalto cuja altitude varia entre 1.250 e 1.568 m e encostas íngremes a nordeste. Os solos, em sua grande maioria, são arenosos, oriundos de rochas quartzíticas e uma pequena porção, a nordeste, é constituída de solos argilosos, provenientes da formação mineral tipo itabirito. É considerada o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço, que compreende um grupo de serras com altitudes variáveis, ao longo de 1.100 km de extensão, até a Bahia. Essa cadeia abriga um dos mais ricos ecossistemas do mundo, os campos rupestres. A vegetação de campos rupestres é caracterizada por um mosaico de formações vegetacionais que se desenvolvem em solo arenoso e pedregoso de origem quartzítica. Esse mosaico é constituído de cinco formações: grupos graminoides, afloramentos rochosos, matas de galerias e capões, campos brejosos e campos de velózias (canela-de-ema). Essa diversidade de ambientais condiciona uma flora rica, diversificada e endêmica (ocorrência restrita). No topo da serra, o bioma tem uma biodiversidade pouco conhecida e preservada. A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade[carece de fontes]. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco. Além das belezas naturais, está entre as atrações o conjunto arquitetônico e paisagístico da Capela de Santana e a casa-sede da Fazenda Pé do Morro, localizado a 4km da área urbana, aos pés da serra de Ouro Branco e às margens da Estrada Real. A origem do local é do século XVIII e pela importância patrimonial foi tombado pelo IEPHA em dezembro de 2009.

4 comentários:

Nataja Vidal disse...

que isso, rapaz... varias fotos de ouro preto.... hein ????

André Amui disse...

Nataja, como disse na apresentação do blog, as fotos não são minhas e como minha fonte de pesquisa é a própria internet, uma foto ou outra, podem ter sua referência errada e me induzem a também errar. O que espero nestas ocasiões, é que leitores como você, atentos e conhecedores destes locais possam me auxilar me apontado as fontes erradas, evidentemente que sem esse tom de crítica, como seu estivesse tentando enganar alguém. Se houve este equívoco me desculpo com os seguidores do blog, e vou cuidar de fazer a devida correção.

Lucas disse...

Olá André,
vi duas fotos de minha autoria em seu blog, e não autorizei o uso delas, que por sinal nem créditos possuem. Favor retirar elas do ar imediatamente. São as do Cruzeiro de Ouro Branco e da Igreja Matriz.

Att,
Lucas Vieira

André Amui disse...

Boa tarde Lucas. Só hoje vi seu comentário, e me desculpe, não tive intenção alguma de violar seus direitos. Se você percebeu o espírito do Blog, e a sua descrição, vai ver que nunca tomei como minha, qualquer foto que tenha postado nele. Faço um trabalaho de pesquisa muito grande, de fotos disponíveis na internet, bem como dos resumos com a descrição dos locais, e sempre mencionando suas fontes. Nem sempre as fontes estão disponíveis, principalmente para as fotos. Trabalho neste blog com a maior seriedade desde 2008, e nunca tive problemas desta natureza. Mais uma vez me perdoe, e fique tranquilo que estou retirando suas fotos da postagem. Talvez tivesse sido melhor, você me solicitasse colocar o seu nome, creditando as fotos a você, certamente isso divulgaria seu belo trabalho.