Latakia 01 - Síria - Ásia





Latakia é a principal cidade portuária da Síria, bem como a capital da província de Latakia. Historicamente, também é conhecida como Laodicea na Síria ou Laodicea ad Mare. Além de servir como porto, a cidade é um centro de fabricação de vilas e aldeias agrícolas circundantes. De acordo com o censo oficial de 2004, a população da cidade era de 383.786. Sua população aumentou muito como resultado da guerra civil síria em andamento devido ao afluxo de refugiados de áreas controladas por rebeldes e terroristas. É a quarta maior cidade da Síria, depois de Alepo, Damasco e Homs, e faz fronteira com Tartus ao sul, Hama ao leste e Idlib ao norte, enquanto Cabo Apostolos Andreas, a ponta mais a nordeste de Chipre, fica a 68 km. 109 km de distância. Embora o local seja habitado desde o 2º milênio a.C, a cidade foi fundada no século 4 a.C sob o domínio do império selêucida. Latakia foi posteriormente governada pelos romanos, depois pelos ummayads e abássidas nos séculos 8 a 10 da era cristã. Sob seu domínio, os bizantinos frequentemente atacavam a cidade, periodicamente a recapturando antes de perdê-la novamente para os árabes, particularmente os fatímidas. Posteriormente, Latakia foi governada sucessivamente pelos turcos seljúcidas, cruzados, ayubids, mamelucos e otomanos. Após a Primeira Guerra Mundial, Latakia foi designada para o mandato francês da Síria, no qual serviu como capital do território autônomo dos alauítas. Este território autônomo tornou-se Estado Alawita em 1922, proclamando sua independência várias vezes até se reintegrar na Síria em 1944. Latakia está localizada 348 quilômetros (216 milhas) a noroeste de Damasco, 186 quilômetros (116 milhas) a sudoeste de Aleppo, 186 quilômetros (116 milhas) a noroeste de Homs e 90 quilômetros (56 milhas) a norte de Tartus. Cidades e vilas vizinhas incluem Kasab ao norte, Al-Haffah , Slinfah e Qardaha ao leste na Cordilheira Costeira e Jableh e Baniyas ao sul. Latakia é a capital da província de Latakia, no oeste da Síria, na fronteira com a Turquia ao norte. A província tem uma área relatada de 2.297 quilômetros quadrados. Latakia é o centro administrativo do distrito de Latakia que ocupa a porção norte da província de Latakia. Nahr al-Kabir al-Shamali deságua no mar Mediterrâneo ao sul de Latakia.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Damasco 06 - Síria - Ásia (Depois da guerra civíl)

E depois do início da guerra civil e de muitos ataques, a exuberante Damasco, ficou assim. Muito triste!





Damasco 01 - Síria - Ásia





Damasco "Cidade do Jasmim", é a capital da Síria, e um dos 14 distritos do país. O distrito de Damasco é administrado por um governador indicado pelo Ministro do Interior. É uma das cidades mais antigas habitadas continuamente no mundo (escavações comprovam uma ocupação contínua de mais de 5 000 anos), sendo a capital de país mais antiga no mundo. É, ainda, um dos principais centros culturais e religiosos do Levante. Em 2010, tinha uma população estimada em cerca de 1.669. 000 habitantes. Localiza-se no sudoeste da Síria, e é o centro de uma grande área metropolitana de 4,8 milhões de pessoas. Geograficamente, encontra-se nos sopés orientais da cordilheira do Antilíbano, a 80 quilômetros da costa oriental do mar Mediterrâneo, sobre um planalto situado a 680 metros acima do nível do mar. Apresenta um clima semiárido, devido ao efeito de sombra de chuva. A cidade é cruzada pelo rio Barada. Colonizada pela primeira vez no segundo milênio a.C., foi escolhida como capital do Califado Omíada entre 661 e 750. Após a vitória da dinastia Abássida, a sede do poder islâmico mudou-se para Bagdá, e Damasco experimentou um declínio político por todo o período, reconquistando importância durante os períodos aiúbida e mameluco. Durante o governo otomano, a cidade entrou em completa decadência, embora tenha mantido algum prestígio cultural. Atualmente é sede do governo central e de todos os ministérios governamentais. Em 2008, foi escolhida como a Capital Árabe da Cultura.

Infelizmente na Síria e em Damasco, nem tudo são Jasmins. Mais de 380.000 pessoas perderam a vida, incluindo mais de 115.000 civis, em quase nove anos de guerra civil na Síria, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos. Esta instituição, que possui uma rede de fontes em todo o país, disse que entre as vítimas, existem cerca de 22.000 crianças e mais de 13.000 mulheres. O conflito eclodiu após protestos contra o regime sem precedentes na cidade de Derá, no sul, em 15 de março de 2011. As manifestações se espalharam por toda a Síria e foram brutalmente reprimidas pelo regime, desencadeando um conflito armado em várias frentes, o que atraiu jihadistas e potências estrangeiras. O conflito deslocou ou exilou cerca de 13 milhões de sírios, causando bilhões de dólares em destruição.
Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/guerra-na-siria-deixou-mais-de-380-mil-mortos/