quarta-feira, 30 de julho de 2008

Dublin 01 - Irlanda - Europa





Dublin ou Dublim é a capital e maior cidade da República da Irlanda. O nome em inglês deriva-se da palavra irlandesa "Dubhlinn" que significa "Lago Negro". Localiza-se na província de Leinster próxima ao ponto mediano da costa-oeste da Irlanda, sendo cortada pelo Rio Liffey e o centro da região de Dublin. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs). Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste. Tem uma população de 525.383 habitantes na cidade e sua área metropolitana tem 1.804.156 habitantes.
Fundada como um assentamento Viking, foi o centro do Reino de Dublin e se tornou a principal cidade da Ilha após a invasão dos Normandos. A cidade cresceu de maneira rápida durante o século XVII; se tornou na época a segunda maior cidade do Império Britânico e a quinta maior da Europa. Dublin entrou em um período de estagnação após o Ato de União de 1800, mas continuou o centro econômico da Ilha. Após a Partição da Irlanda em 1922, virou a capital do Estado Livre Irlandês, e mais tarde, da República da Irlanda.
Dublin é reconhecida como uma cidade global, com um ranking "Alpha-", colocando a cidade entre as 30 mais globalizadas do mundo . Atualmente é o principal centro histórico, cultural, econômico, industrial e educacional da Irlanda.
As primeiras escritas sobre Dublin foram feitas no ano de 140 d.C pelo astrônomo grego Ptolomeu, que a chamou de Eblana Civitas. Isso garante que Dublin é uma cidade com ao menos dois milênios de tradição, mas provavelmente ela exista há mais tempo que isso.
No início do século X, duas colônias coexistiam na cidade. Onde moravam vikings nórdicos, era chamada Dubh Linnia (ou Dyflin), e ficava em uma área que hoje se chama Wood Quay; e tinha Áth Cliath, a região céltica da cidade, mais distante do rio.
Dublin tornou-se sede do poder inglês no século XII, após da parte sul do país pelo povo do norte britânico. Porém os estrangeiros absorveram os costumes locais, gerando uma fantástica mistura de culturas, o que minou o poder inglês de certa forma.
A cidade é governada pela Câmara Municipal de Dublin (anteriormente denominado Dublin Corporation), que é presidido pelo Lord Mayor de Dublin, que é eleito anualmente e reside na Mansion House. A Câmara Municipal está sedeada em dois grandes edifícios. As Reuniões do Conselho têm lugar na sede da Câmara Municipal, a antiga Royal Exchange, retomado para uso do governo da cidade em 1850. Muitos dos seus funcionários administrativos estão sedeados na controversa Civic Offices em Wood Quay.
O Conselho Municipal é unicamaral, com 52 membros, eleitos a cada cinco anos a partir de Eleições Locais. O partido com a maioria dos assentos, é quem decide o que se senta na comissão, as políticas a seguir, e que se torna Lord Mayor. Presidida pelo Senhor Presidente da Câmara, o Conselho tem um orçamento anual para despesa com a habitação, a gestão do tráfego, lixo, drenagem, planeamento, etc. A Dublin City Manager é responsável pela execução das decisões da Câmara Municipal.
Dublin possui um clima temperado marítimo, caracterizado por invernos frios e verões suaves. No entanto, contrariamente à crença popular, Dublin não tem experiência com alta pluviosidade como no Oeste da Irlanda, que recebe duas vezes mais do que Dublin. A capital irlandesa tem menos dias chuvosos, em média, do que Londres. A temperatura média máxima em Janeiro é de 8 °C, a temperatura média máxima em Julho é de 19 °C. Os meses ensolarados, em média, são Maio e Junho. O mês mais úmido, em média, é Dezembro com 76 mm de chuva. O mês mais seco é Fevereiro, com 50 mm. A precipitação total anual média (e outras formas de precipitação) é 732,7 mm, inferior a Sydney, Nova York e até Dallas. Devido a se situar numa latitude norte, Dublin tem cerca de 19 horas de luz no Verão, e nove horas no Inverno.
Os ventos fortes, a partir de sistemas de tempestade do Atlântico, podem afetar Dublin, embora geralmente menos severamente do que outras partes da Irlanda. Os ventos mais fortes são mais prováveis durante meados de Inverno, mas pode ocorrer a qualquer momento, especialmente entre Outubro e Fevereiro. Durante um dos períodos tempestivos dos últimos tempos, uma rajada de 151 km/h foi registada no Aeródromo de Casement, em 24 de dezembro de 1997.
Fonte biográfica completa em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dublin

Nenhum comentário:

Postar um comentário