Kigali é a capital e maior cidade de Ruanda. A sua população foi estimada em 966.000 habitantes (2009). Fica localizada no centro do país, numa crista entre dois vales, sendo conhecida pela sua vegetação. Por ser construída numa zona montanhosa, a altitude de diferentes partes da cidade varia entre 1433 metros e 1645 metros. Kigali foi fundada em 1907 sob domínio colonial alemão, tendo-se tornado capital do Ruanda aquando da independência em 1962. Com início em 7 de Abril de 1994, a cidade foi palco do Genocídio do Ruanda, com cerca de um milhão de tutsis mortos pelas milícias hutus e pelo exército do Ruanda, e de intensos combates entre o exército (dominado por hutus) e a Frente Patriótica do Ruanda (dominada por tutsis). Apesar de danificada, e estrutura da cidade foi recuperada posteriormente.
Existe extração de minério de estanho (cassiterita) nas imediações, tendo sido construída uma siderurgia na cidade na década de 1980. Kigali posui um aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional de Kigali.
Kigali é uma cidade com estatuto de província, governada por um conselho municipal que nomeia um comitê executivo para administrar as atividades do dia a dia da cidade. O comitê executivo consiste de um prefeito e dois deputados. A cidade está dividida em três distritos administrativos chamados setores (umurenge): Gasabo, Kicukiro e Nyarugenge. Kigali contém parte da antiga província de Kigali Rural.
O extrato de minério nas proximidades de Kigali nos anos 80 até 2000 era principal atividade.
Atualmente Kigali passa por um momento de crescimento de negócios e na construção civil, com aumento financeiro e social. Nos ultimos anos houve um aumento do PIB per capita .
Nenhum comentário:
Postar um comentário