quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Uberaba 01 - MG - Brasil





Uberaba é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Localiza-se na região do Triângulo Mineiro, pertence à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e à microrregião de mesmo nome. Sua população em julho de 2013, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 318.813 habitantes, a oitava mais populosa do estado e a 82ª mais populosa do Brasil, contando com mais de 175 bairros e um crescimento populacional de aproximadamente 3.000 habitantes por ano. É considerada uma cidade-polo e seu produto interno bruto é o 72° maior do Brasil. O topônimo "Uberaba", nome de um rio do município, origina-se do termo tupi 'Yberaba , que significa "água brilhante", pela junção de 'y ("água, rio") e berab ("brilhante"). 

O atual território do município era habitado tradicionalmente pelos índios caiapós e bororós, na época da chegada dos primeiros exploradores de origem europeia, os bandeirantes provenientes de São Paulo. A colonização de origem europeia teve início, no final do século XVIII, com sesmarias concedidas pela Capitania de Goiás, entre elas, a Fazenda das Toldas concedida a Tristão de Castro Guimarães, e as Fazendas Santo Inácio, Ponte Alta e Bebedouro, concedidas, em 1799, ao tenente Joaquim da Silva e Oliveira, todas ao sul da atual Uberaba. O arraial de Uberaba foi fundado em 1809, pelo sargento-mor comandante da Companhia de Ordenanças do Distrito do Julgado do Desemboque da Capitania de Goiás, Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira. Anteriormente a Eustáquio, o cargo de comandante do Distrito do Desemboque fora ocupado por seu irmão, o capitão-general José Manuel da Silva e Oliveira. O Julgado do Desemboque correspondia ao atual Triângulo Mineiro menos a região de Araxá, que foi elevada a julgado, em 1811, desmembrada do Julgado do Desemboque. A primeira casa da atual Uberaba, construída pelo sargento-mor Antônio Eustáquio, localizava-se na atual esquina da Praça Rui Barbosa com a Rua Artur Machado, do lado esquerdo de quem desce a Rua Artur Machado. 

Faz parte do Planalto Arenítico Basáltico da Bacia do Paraná. O relevo varia de plano ligeiramente ondulado na maioria absoluta de área do município, até fortemente ondulado em pequenas manchas de solos podzólicos. Seu relevo é 60% ondulado e 40% plano. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a menor temperatura registrada em Uberaba foi de -2,2º C em 21 de julho de 1981, e a maior atingiu 40,1º C em 31 de outubro de 2012, superando o recorde de 40º C em 19 de outubro de 2005. O maior acumulado de chuva em 24 horas foi de 157 mm em 28 de março de 1991. Outros grandes acumulados foram 128,6 mm em 5 de fevereiro de 2008, 126,6 mm em 8 de abril de 2002, 109,2 mm em 3 de janeiro de 1997, 107,8 mm em 18 de janeiro de 2003 e 106 mm em 19 de outubro de 1978.23 Em março de 2011 choveu 629,3 mm, sendo o maior volume total de chuva acumulado em um mês. O pior índice de umidade do ar foi de 10 % em 21 de setembro de 2007, então o menor já observado em todo o país, sendo que Brasília igualou a marca em agosto de 2000 e Presidente Prudente superou o recorde em agosto de 2010, observando 8%. 

Em 2012, o IBGE divulgou o ranking dos maiores PIBs agrícolas do Brasil, ficando Uberaba em quarto lugar do Brasil, subindo quatro posições e assumindo o maior PIB agrícola de Minas Gerais. Uberaba é conhecida como a capital mundial do gado Zebu, raça que foi introduzida por criadores da cidade no final do século XIX, após a importação das primeiras matrizes da Índia. Uberaba foi famosa, por seus boiadeiros, que faziam de cada boiada chegada do Pantanal à cidade, um acontecimento social. É um polo na criação, desenvolvimento genético e comercialização do zebu, tendo sido escolhido como sede da principal e maior central de inseminação pecuária do País: Alta Genetics. A Expozebu continua sendo a maior feira de gado Zebu em todo o mundo e é realizada habitualmente entre os dias 1 e 10 de maio. A cidade também é sede da maior exposição de uma só raça em todo o mundo: A Mega Leite no mês de Julho dedicada ao Gado Leiteiro. A Expogenética realizada em Agosto. A Expoinel, realizada todo mês de setembro e dedicada inteiramente à raça Nelore. A Expobrahman no mês de Outubro dedicada à raça Brahman. 

Uberaba é sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e nos últimos anos tem recebido um número expressivo e crescente de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos. Desde o turismo de negócios, graças ao grande crescimento econômico; turismo religioso destacando aqui o museu de Chico Xavier e seu túmulo além de várias igrejas históricas; Há também diversos parques e museus dentre os quais podemos citar o Museu e sítio Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos; o Parque ecológico Mata do Ipê e também o Parque Jacarandá (Zoológico de Uberaba). O município integra também, o Circuito Turístico dos Lagos e o Circuito Turístico do Triângulo que têm por missão fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável, estabelecer e fortalecer parcerias para a geração de negócios, promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, preservando e potencializando as vocações locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário