segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Valparaiso 07 - Chile



Valparaiso 06 - Chile










Valparaiso 05 - Chile







Valparaiso 04 - Chile







Valparaiso 03 - Chile







Valparaiso 02 - Chile







Valparaiso 01 - Chile









Valparaíso é uma comuna da província de Valparaíso, localizada na Região de Valparaíso, Chile. Possui uma área de 401,6 km² e uma população de 275.982 habitantes (2002).

Valparaíso pertencente à conurbação chamada Grande Valparaíso. É capital da Província de Valparaíso e capital regional da V Região do Chile. Seu atual alcalde (prefeito municipal) é Aldo Cornejo. Situa-se a 117 km da capital chilena, Santiago, por moderna rodovia.

Valparaíso é a sede do Poder Legislativo da República do Chile, ademais de outras repartições estatais (o Comando da Armada de Chile, o Serviço Nacional de Aduanas e o Conselho Nacional da Cultura e das Artes).

A Área Histórica de Valparaíso foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2003.

A baía de Valparaíso era a principio habitada pelos changos, indígenas que eram exímios pescadores, que utilizavam balsas de pele de lobo marinho infladas, que uniam com fortes cordas em torno de uma armação de madeira.

O primeiro contato dos espanhóis com estas terras foi em 1536 quando o capitão Diego de Almagro, o andaluz Don Juan de Saavedra, com um pelotão de seus homens chegou na região e batizou a baía como Valparaíso.

Em 1544 Pedro de Valdivia denominou-a "Puerto Natural de Santiago del Nuevo Extremo". Em 1559 começou a delinear-se um esboço de cidade partindo de uma pequena capela construída onde hoje está a igreja matriz da cidade. Antes disso, a baía era apenas o lugar de chegada para navios em trânsito para o Vice Reino do Peru.

De 1559 até 1615, corsários e piratas ingleses tais como Sir Francis Drake, saquearam Valparaíso, apropriando-se do ouro enviado do Peru. Foi por isto que o Governador do Reino do Chile, Martín García Óñez de Loyola, iniciou 1594 a construção do primeiro forte da região.

Durante a segunda metade do século XVIII as exportações desde o porto se incrementaram, destacando-se produtos tais como vinho, sebo, couros e queijos que se enviavam ao Peru. A importância que adquiriu o porto também se devia à chegada de navios da metrópole.

A partir da independência chilena e da declaração de liberdade de comércio, Valparaíso foi declarado como porto franco, convertendo-se em escala obrigatória das rotas marítimas que vinham às costas e ilhas do Oceano Pacífico desde o Atlântico, seja via Estreito de Magalhães ou via Cabo Horn.

Valparaíso se caracteriza por ser uma cidade que resvala dos morros em direção ao mar. São 42 morros e colinas na cidade. Muitos deles apresentam particularidades que não se repetem em outros. O Cerro Barón, que abriga o bairro Barón conta com instalações universitárias, serviços públicos e a antiga igreja de San Francisco. O Cerro Concepción, junto ao Cerro Alegre, era onde residiam as comunidades de origem inglesa e alemã na cidade desde a segunda metade do século XIX até meados do século XX. Hoje são morros alto atrativo turístico, com restaurantes, casas remodeladas e hotéis. O Cerro Playa Ancha, onde também fixou moradia a colônia brítânica é onde estão a Escola (Escuela) Naval, o Estádio de Playa Ancha e o cemitério. O setor de El Almendral, é onde está a maior parte dos serviços públicos, o Congresso Nacional e várias empresas de Valparaíso. O setor Portuário é onde se situam bares hotéis que alojavam originariamente os marinheiros, ademais de abrigar as instalações do porto e do Serviço Nacional de Aduanas.

As principais vias de acesso à cidade são a Ruta CH-68 que liga Valparaiso a Santiago e a Ruta CH-60 que segue até a fronteira com a Argentina. A comuna limita-se: a oeste com o Oceano Pacífico; a norte com Viña del Mar; a leste com Quilpué; a sul com Casablanca

Segundo dados recolhidos no Censo do Instituto Nacional de Estadísticas, a comuna de Valparaíso possui uma superfície de 402 km² e uma população de 275.982 habitantes, dos quais 140.765 mulheres e 135.217 homens.

Valparaíso abriga 17,92% da população total da região. Uns 0,30% correspondem a população rural e 99,70% a população urbana.

A particular distribuição geográfica da cidade, onde os cerros invadem a costa, faz com que a vista do mar a partir destes morros seja o destaque. Por isto, os miradores (mirantes), como o Mirador Portales, Mirador Esperanza, Mirador O'Higgins e Mirador Marina Mercante, Paseo 21 de Mayo, Paseo Yugoslavo, Paseo Gervasoni, Paseo Atkinson e Paseo Dimalow, são atrativos turísticos. Durante as festas de Ano Novo, são procurados por turistas para se ter uma visão mais privilegiada dos espetáculos pirotécnicos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Valpara%C3%ADso_(Chile)

domingo, 30 de outubro de 2011

Concepción 03 - Chile





Concepción 02 - Chile







Concepción 01 - Chile









Concepción é uma comuna e cidade chilena, capital da Região de Biobío. Pertence à província de mesmo nome.

A área da comuna é de 221,6 km² e a população de 216.061 habitantes (2002). A população total uncluindo comunas vizinhas, que formam a metrópole, totaliza cerca de 936 mil habitantes.

Seus portos, Talcahuano e Tomé, estão nas proximidades da baía de Concepción. É o centro de comércio dos produtos agrícolas da fértil região circundante e entre suas indústrias estão as de processamento de alimentos, refinarias de petróleo e produtos químicos.


Concepción foi fundada em 1550 por Pedro de Valdivia no norte do rio Bío-Bío, no lugar que hoje é conhecido como Penco.

A cidade de Concepción tem registrado ao longo da história inúmeros terremotos, tendo sido atingida inclusive por aquele que é considerado o maior terremoto já registrado o Sismo de Valdivia de 1960.

No dia 27 de fevereiro de 2010, foi uma das cidades mais atingidas pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude ocorrido no Chile.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Concepci%C3%B3n_(Chile)