quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Haarlem 09 - Holanda - Europa




Haarlem 08 - Holanda - Europa





Haarlem 07 - Holanda - Europa





Haarlem 06 - Holanda - Europa





Haarlem 05 - Holanda - Europa





Haarlem 04 - Holanda - Europa





Haarlem 03 - Holanda - Europa





Haarlem 02 - Holanda - Europa





Haarlem 01 - Holanda - Europa





Haarlem é uma cidade neerlandesa, capital da província da Holanda do Norte, que no passado foi uma das mais poderosas províncias da República Unida dos Países Baixos. A cidade é localizada nas margens do rio Spaarne, a cerca de 20 km oeste de Amsterdam e próximo das dunas costeiras. Durante séculos, tem sido o centro histórico da produção de bulbos de tulipas e, pela mesma razão, mantém o nome de ‘Bloemenstad’ (cidade das flores).
Desde aproximadamente 1630, Haarlem é o maior centro de comércio de tulipas, e foi o epicentro durante a época denominada por "mania das tulipas", quando o preço pago pelos bolbos destas flores atingiu valores exorbitantes. Quando o canal Leiden-Haarlem abriu em 1656, tornou-se popular viajar entre Roterdam e Amsterdam através de barcos de passageiros em vez dos tradicionais coches. Haarlem era uma importante paragem para os passageiros entre a segunda metade do século XVII e em todo o século XVIII, até à construção da primeira linha de comboio, paralela às rotas dos canais. Tal como Haarlem se expandiu, também os seus largos campos de bolbos de tulipas e, ainda hoje, é possível admirá-los na extensão férrea que liga Leiden a Haarlem durante a primavera.
O lema de Haarlem é em latim Vicit vim virtus, que significa “A virtude conquista a força”.
A mais antiga menção de Haarlem remonta ao século X. O nome da cidade advém de "Haarlo-heim" ou "Harulahem", que significa ‘local, de areia coberto por árvores, mais elevado do que os outros’.
A cidade é famosa pelos seus muitos hofjes. Estas construções, geralmente rodeadas por largos jardins, consistiam na sua maioria em casa privadas fundadas para receber mulheres idosas e sozinhas. Atualmente ainda existem dezenove hofjes em Haarlem; muitos deles encontram-se abertos ao público aos fins-de-semana. A maioria dos hofjes permanece propriedade das fundações originais e mantém o mesmo princípio para o qual foram construídos: receber mulheres idosas.
Os principais pontos de atracção de Haarlem são:
  • O Grote Markt (praça central), conjuntamente com a Camâra Municipal, o Vleeshal, o Hoofdwacht e a Grote ou Sint-Bavokerk
  • A Catedral Sint-Bavo
  • Teylersmuseum (o museu mais antigo dos Países Baixos)
  • O Museu Frans Hals
  • O moinho De Adriaan
  • A Porta da Cidade: o Amsterdamse Poort
  • A estação de comboio (art nouveau ferroviária) de Haarlem
  • O Teatro De Toneelschuur
  • Corrie ten Boom Huis
  • A Villa Welgelegen
  • Os bairros De Bosch en Vaart