Gênova é uma cidade e comuna italiana da região da Ligúria, província de Gênova, com cerca de 639.560 habitantes (1.510.000 na área metropolitana). Estende-se por uma área de 243 km², tendo uma densidade populacional de 2.484 hab/km². Faz fronteira com Arenzano, Bargagli, Bogliasco, Bosio (AL), Campomorone, Ceranesi, Davagna, Masone, Mele, Mignanego, Montoggio, Sant'Olcese, Sassello (SV), Serra Riccò, Sori, Tiglieto, Urbe (SV).
Gênova é um importante porto marítimo que rivaliza com a cidade francesa de Marselha na disputa pelo lugar de melhor porto do mar Mediterrâneo. e centro industrial cujo crescimento econômico e internacionalização data dos séculos XII e XIV. É também capital da província de mesmo nome, e ocupa lugar de destaque no golfo de Gênova.
Coligadas ao porto, temos agrupadas várias indústrias de diversas áreas: metalúrgicas, siderúrgicas, químicas, de cimento, de papel, refinarias de petróleo, madeireiras, têxteis e estaleiros. Os principais produtos importados no porto de Gênova são o petróleo, o carbono e cereais; já os principais produtos exportados são: azeite de oliva, vinho e produtos têxteis (algodão e seda). É o centro comercial das seções industrializadas do Piemonte e da Lombardia, duas regiões agrícolas privilegiadas do Norte de Itália e da Europa Central.
Gênova possui muitos lugares de interesse, entre eles a Catedral de Gênova e a Lanterna de Gênova. Strade Nuove e Rolli di Genova são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O Palazzo Ducale é outro lugar importante de interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário