Juneau é a capital do estado norte-americano do Alaska.
É ao mesmo tempo uma cidade e um dos 18 distritos organizados do estado, ou seja, possui o poder e o dever de fornecer certos serviços públicos aos seus habitantes.
Segundo o censo nacional de 2010, sua área é de 8 427,5 km², o que a torna a maior cidade em área dos Estados Unidos. Sua população é de 31.275 habitantes e sua densidade populacional é de 4,4 hab/km². É a terceira cidade mais populosa do Alaska. A cidade possui 13.055 residências, que resultam em uma densidade de 1,87 residências/km².
Juneau fica no Sudeste do Alaska e é dividido em algumas ilhas. Está localizado no nível do mar, mas tem muitas montanhas próximas.
Juneau, apesar de localizada no sudeste do Alaska, tem uma temperatura baixíssima, com uma média anual inferior a 5 °C. No verão ela pode atingir 20 °C, com muitas nuvens e muita chuva, principalmente em agosto e setembro. A temperatura máxima registrada na história de Juneau foi 32 °C, em julho de 1975, já a mínima foi em janeiro de 1972, com -30 °C. No inverno a temperatura é menor que 0 °C, chove bem mais que no verão, pois a massa de ar frio vem trazendo nuvens carregadas.
A vegetação de Juneau é rasteira, pois as árvores não resistem a tanto frio, então a vegetação tundra é predominante, devido ao frio e o clima úmido. Já as árvores que suportam o clima são geralmente de pequeno porte, e raramente de médio porte. Como há montanhas elevadas próximo da capital, há uma vegetação de altitude apresentando pequenas árvores nas montanhas.
Juneau está próxima da fronteira com o oeste do Canadá, porém não é fácil comercializar com os canadenses, pois apesar de estar no nível do mar, localiza-se em ilhas completamente montanhosas, dificultando a comercialização de produtos.
A navegação tornou-se o meio de comercialização mais utilizado em Juneau, pois se localiza próximo a algumas ilhas no Oceano Pacífico e alguns rios são navegáveis. O porto de Juneau facilita ainda mais a comercialização de produtos, mas como os rios navegáveis são muito estreitos, então só passam navios de pequeno ou, talvez, de médio porte. Às vezes, o navio (principalmente de médio porte) precisa diminuir um pouco a velocidade para passar sem perder o controle. Antes das mercadorias serem tiradas, elas são verificadas por policiais.
Outro meio de comercialização é por caminhões, onde existem policiais que verificam para ver se não há produtos ilegais e algumas drogas. Como a região próxima é montanhosa, a comercialização é mais complicada e lenta. Além disso, a região tem muita neblina e curvas perigosas, o que pode causar graves acidentes se o motorista não estiver atento ao trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário